05 novembro 2005

Nove Contos

Terminei esta semana a leitura do livro Nove Contos de J. D. Salinger, editado pela Difel. Esteve em análise, até 31 de Outubro, no Leitura Partilhada.

Os contos transportam-nos para um mundo cheio de personagens: Muriel, Seymour e Sybil (Um Dia Ideal para o Peixe-Banana); Mary Jane, Eloise e Ramona (Pai Torcido no Connecticut); Selena, Ginnie Mannox e o irmão de Selena (Pouco Antes da Guerra com os Ésquimós); John Gedsudski, Mary Hudson e o bando do Homem-Gargalhada (O Homem-Gargalhada), Boo Boo e Lionel (Em Baixo no Bote), Esmé, Charles e o soldado americano (Para Esmé - Com Amor e Sordidez); homem grisalho, rapariga e Arthur (Linda Boca e Verdes Meus Olhos); Bobby, M. Yoshoto e Madame Yoshoto e Jean Daumier Smith (A Fase Azul de Daumier-Smith) e Teddy, Booper e Nicholson.

Os contos escondem outros contos dentro do conto. A história de um conto conduz-nos a outras histórias que se interligam. O Homem-Gargalhada é o exemplo mais evidente.

Dos nove contos, o que mais gostei foi "A Fase Azul de Daumier-Smith". Pela inteligência de Jean, pelo ambiente da escola Les Amis de Vieux Maîtres, pelas personagens de M. Yoshoto e Madame Yoshoto, pelos desenhos/pinturas e pela freira Irma.

É um livro que vale a pena.

Sem comentários: