23 agosto 2005

A Ilha


A Ilha, filme de Michel Bay, com interpretação de Ewan McGregor (sempre bem) e Scarlett Johansson (linda e boa!). Este dois jovens são produtos de uma corporação que para ganhar dinheiro dedica-se a produzir órgãos humanos. Ou seja, através da "fabricação" de clones de pessoas que investem muito dinheiro para assim garantir a sobrevivência. O clone poderá, inclusive, funcionar como um seguro.

Um dia, Lincoln Six Echo (Ewan McGregor), começa a ter dúvidas sobre o que o rodeia. Porque raio têm todos que se vestir de branco? Para onde vai o produto do trabalho que realizam? Como é que continuam, de vez em quando, a aparecer pessoas vindas de fora da comunidade? As dúvidas aumentam quando numa saída a um sector proibido encontra um besouro. Tudo se complica quando descobre que o local para onde todos sonham ir, A Ilha, local que escapou à omnipresente "contaminação", não é o que esperavam que fosse!

É um filme cheio de acção, às vezes exagerada, e com demasiados lugares comuns. Muita acção e pouca filosofia. Apresenta a técnica da clonagem como um bicho papão, apenas ao serviço do lucro. Mas porque motivo nunca se fala de todas as outras situações em que a clonagem poderá servir como ferramenta para resolver casos (humanos) que actualmente não têm esperança? E já agora, para além da perspectiva do clone, que tal também ilustrar a perspectiva do sujeito clonado?!

De qualquer maneira, penso que valerá a pena ver este filme de ficção científica. Serve de aperitivo para o muito aguardado "The Hitchhiker's Guide to the Galaxy" ...

1 comentário:

Cristina disse...

É acção que vale a pena! Quanto aos beneficios da clonagem eu sou pouco crente!!!! :-)
PS - Preferia o carro às motos ;)