13 junho 2007

O que tenho lido ...

O escritor José Luís Peixoto no último encontro promovido pelo À Volta das Letras sugeriu, para leitura no mês de Maio, a obra de Manuel da Silva Ramos O Sol da Meia Noite. Confesso que desconhecia o escritor e não fazia a mínima ideia que tipo de livros teria escrito, mas fiquei com a sensação que o autor nos dava a conhecer muitas das suas loucas aventuras amorosas. Nesse mesmo dia comprei o livro.

O livro está dividido em duas parte: O Sol da Meia Noite e Contos do Bem-Aventurado Errante. Na primeira parte acompanhamos a paixão do narrador com a nórdica e estravagante Lisabeth pela cidade de Lisboa, na segunda parte, o autor presenteia-nos com um conjunto de contos que nos dão a conhecer algumas das suas aventuras amorosas e sexuais.

O Sol da Meia Noite
é um livro de boémia e loucura, com sentido de humor (eu pelo menos achei!), intenso, onde o autor deixa transparecer, na minha opinião, algum amargo de boca em relação a Portugal. Através da primeira parte senti, também, que se faz uma viagem de ócio e de prazeres por uma certa Lisboa noctívaga, desde a Graça, Costa do Castelo, Praça da Figueira, Rossio, Chile, Bairro Alto, pelas tascas e pensões baratas. É um livro com muito álcool, sexo e solidão.

Sem comentários: