05 novembro 2006

À volta dos livros com Jorge Araújo e Pedro S. Pereira ...

Hoje estive à conversa com Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira, num encontro organizado pelo À Volta das Letras.

A conversa começou nos livros Comandante Hussi, Nem Tudo começa com um Beijo e a última obra editada desta dupla, Paralelo 75 ou o Segredo de um coração traído. Revelaram que o próximo livro já está quase concluído e deverá sair no início do próximo ano.

Falámos do ano de 1975, das ex-colónias, dos chamados retornados e da sua importância para o desenvolvimento do país, de escritas e de escritores nacionais. Avaliámos a situação actual do país, reforçando-se a ideia que cada vez mais temos que deixar de ser um país de "inhos" e que cabe, a cada um de nós, fazer a diferença e contribuir de modo empreendedor para o futuro.

África foi um tema recorrente ao longo das três horas de conversa. Defendeu-se a necessidade de voltar a esse continente como empreendedores. Portugal na Europa é só mais um país, no entanto, a nossa força pode estar no modo como nos ligamos ou podemos vir a ligar a África, em geral e aos PALOP, em particular.

Depois da conversa de hoje, Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira, definitivamente, conquistaram mais um grupo de fãs.

2 comentários:

Totoia disse...

Gostei deles, são pessoas com "boa onda", daqueles que nos fazem ter esperança!!

dora disse...

adoro a escrita deles! tenho todos os livros que escreveram juntos e já os reli várias vezes. no ano passado, procurei desesperadamente o livro seguinte, mas em vão. hoje li aqui que está quase pronto. ainda bem! fico impacientemente à espera.