31 julho 2006

Leituras ...

Estou a ler A Lua Pode Esperar, o segundo livro de Gonçalo Cadilhe editado pela Oficina do Livro. O primeiro intitula-se Planisfério Pessoal. Do mesmo autor encontramos ainda No Príncipio estava o Mar, um conjunto de 48 textos escolhidos das suas crónicas publicadas na SurfPortugal.

Apesar de ter acompanhado semanalmente as suas crónicas de viagem na revista do Expresso, este é o primeiro livro que leio deste viajante/jornalista/escritor.

A sua escrita revela um olhar atento às pequenas coisas do quotidiano local, por onde passa, as pessoas, os seus hábitos, desejos e os encontros com outros viajantes. Coloca também alguns breves contextos históricos e, para cada local das suas crónicas, vai fazendo referência a obras literárias.

Descobri muito pouco sobre Gonçalo Cadilhe. Mas apetecia-me perguntar-lhe: - como nasceu a ideia de dar a volta ao mundo? Que livros o acompanham nas suas viagens? Por que é que fala tão pouco da gastronomia dos locais? Etc ...

Este livro tem um efeito terrível sobre quem o lê em época de férias: dá uma vontade quase incontrolável de colocar a mochila às costas e partir por aí a descobrir o Mundo! Mas viagens só lá para meados de Agosto. Por agora, contento-me a viajar com os livros e a passear pela cidade de Lisboa.

2 comentários:

totoia disse...

Eu tb gostava de lhe fazer umas perguntinhas, vamos ver se ele nos responde.

SousaMendes disse...

as viagens são para quando queremos. não temos que ser empurrados pela máquina da produtividade da sociedade ocidental. o poder de realizar os sonhos está dentro de cada um. se quiseres, pára e viaja.

coragemparavoar.blogspot.com