18 maio 2006

O próximo romance de Pedro Vasconcelos

Ontem, assisti a uma palestra/conversa do escritor Pedro Vasconcelos, que editou o ano passado o seu primeiro romance, 1613.

Pedro Vasconcelos revelou-nos a sua paixão pela leitura, lê 5 a 6 livros ao mesmo tempo, lê em qualquer lugar, até nos semáforos. Está, presentemente a ler Padre António Vieira e os Judeus. Esta obra enquadra-se na preparação do próximo romance, que se irá intitular 1621.

Ao longo da conversa o escritor falou-nos de 1613, como foi construindo a obra e as personagens. Revelou-nos também alguns pormenores do seu próximo romance, que sairá em Novembro e dos seus projectos, pretende escrever um livro por ano.

Em relação ao próximo livro, sabemos que Nenu irá morrer, mas mais nada, nem como, nem porquê. O facto de Nenu morrer, não significa que deixará de condicionar ou de intervir no romance. Ela, antes de morrer irá ser amaldiçoada, e transforma-se numa "sucubus". "Sucubus" é uma entidade feminina que tenta os homens nos sonhos.

Miguel, o filho de Nenu irá surgir no romance como protegido do Padre António Vieira, personagem histórica por quem Pedro Vasconcelos nutre uma enorme admiração e interesse. Promete muita acção de "capa e espada" e romance, obviamente.

Pedro Vasconcelos tem os ingredientes para se destacar na literatura portuguesa. Procura conciliar personagens e acontecimentos da nossa história, polvilhados de magia/feitiçaria/sonho, objectos etnográficos (máscaras, armas, etc), aspectos das culturas locais e muita imaginação. Mas, o mais importante de tudo é que nos faz sonhar.

9 comentários:

Anónimo disse...

Segundo Pedro Vasconcelos, no seu próximo romance, Nenu vai seduzir...
Quem?
Será que tem tempo ou morre sem o conseguir?
Em Novembro, esperamos saber as respostas.Ficamos à espera.

Filipa

Anónimo disse...

Ficámos ansiosos pelo próximo livro, o contacto directo com o escritor tem destas coisas....
Tornamo-nos muito mais próximos das personagens, e queremos seguir os seus destinos.
Fiquei especialmente curiosa, pelo destino da minha personagem preferida.
A Nenu é uma personagem com uma presença muito forte, envolvida numa mística e uma sensualidade muito acentuada. Espero que no próximo livro, ela continue com esta força.

Isa

Vegana da Serra disse...

Eu sei quem é a Nenu, e a laranjinha não!!!!

Laranjinha disse...

Nenu, quem és tu? :)

Crymynoso Compulsyvo disse...

Não conheço o homem,nem esse tal Nenus, mas tá tudo bem.

Anónimo disse...

Precisei de lembrar-vos o que sou. Não importa para onde quero ir... Eu estou em todos os lugares, foi-me dada essa possibilidade. Eu sou Amor. De uma forma ou de outra, movo-me por amor. Seja por devoção a Manuel, seja por entrega incondicional à criança que vai nascer.
E o amor habita a alma. Darei anima a outros, seduzindo, envolvendo... Assim sou. A morte física não me assusta... Eu sou, logo existo. Sem tempo, sem lugar, sem forma...
Obrigada, Pedro.

Unknown disse...

Eu também sei quem é a NENU... e fiquei muito surpreendida...pela positiva é claro!!! Então Laranja, já descobriste?ehehe

Laranjinha disse...

Nenu, que boa surpresa.Obrigada e Beijinhos.

Anónimo disse...

Ainda bem que toda a minha gente gosta da Nenu... Ela é de facto especial. Tão especial que continua a suscitar muita curiosidade...
Como dizia num outro post... não há muitas como ela na Literatura Portuguesa...
É bom ainda haver princesas neste mundo tão massificado.