07 outubro 2005

Naufrágio de um Cargueiro ...


J. M. W. Turner (1775-1851) pintou o quadro "Naufrágio de um cargueiro", em 1810, em plena Revolução Industrial. No meio de uma tempestade violenta, agressiva, um cargueiro não resiste à força da natureza. As ondas levantam-se em fúria e quase que se confundem com o céu. O cargueiro no meio desta força não resiste. Os ocupantes, tentam sobreviver, mas a fragilidade das suas vidas é evidente. Gritam de terror. A morte está próxima.

Não pretendo fazer uma análise exaustiva do quadro, que se encontra exposto no Museu Gulbenkian, em Lisboa. No entanto, a mensagem que Turner nos queria deixar ainda continua actual. O Homem pode construir barcos que consigam transportar toneladas de carga, pode construir barragens, aviões, casas inteligentes, enviar sondas a Marte, explorar o fundo dos oceanos, viajar pelo espaço, etc... no entanto, torna-se tão frágil e impotente perante a revolta da natureza.

Nos últimos tempos ouvimos falar do Katrina e do Rita. E este calor de Verão que temos sentido? O que é feito do Outono? Gosto de sol. Mas agora já chega ... não?!

1 comentário:

addiragram disse...

Turner, esse grande pintor de afectos!